Tema da semana ♥ Blackbird – Inspiração

Meninas, ainda não contei para vocês que uma das máximas desse ano para mim é: menos é mais. Estive observando todo meu ano de 2011 e muitos valores que eu fui invertendo ao longo dele, sobretudo em relação ao que eu consumo. Não me acho consumista. Tenho muitas roupas, é claro, 95 % que eu produzo aqui no Atelier e 5% de alguns acessórios, sapatos que eu vendo e coisas que eu ganho de pessoas queridas. Mas logicamente, também compro. Vez ou outro encontro uma coisa imperdível e compro. Em 2011 eu andei comprando mais do que queria e alguns espaços do meu quarto continham acúmulos. Algumas coisas compradas pelo impulso de querer fotografar o bendito look, o tal Look do Dia, uma das tags mais usadas no mundo da moda.

Na parte do menos, entra a minha enorme tentativa de tirar menos peças da loja para mim e vender mais peças para alguém que a ame e cuide como se fosse eu. Na parte do mais, entra a qualidade da compra. E nessa parte entra justamente a relação custo/benefício. Eu não desejo peças não duráveis. Assim, tento criar peças com cada vez mais qualidade e cada vez menos tendência. Daí a idéia de gastar um pouquinho mais para ter uma peça atemporal, uma peça com conteúdo e uma peça que seja a minha cara, não a cara da Thássia.

Por que muito embora eu precise que minha peça seja comercial, não quero que seja banalizada, impessoal, modismo ou por que não dizer a tal da tendência. Isso implica: estudo, pesquisa em outras áreas – que no meu caso incluem cinema, fotografia, música e literatura, matéria-prima de qualidade, modelagens tradicionais, padronagens clássicas e a identidade do estilista. Queremos uma peça que acumule sim, a carga emocional de estar presente em momentos importantes ou de ser a lembrança de alguém que quis te fazer um carinho com algo que ela acredita ser de verdade. Roupa de verdade. Roupa de verdade não é pano da moda ou foto do dia, é conceito. E modéstia a parte embora mais da metade das pessoas que consomem não ligam a mínima, minha peça tem conceito e conceito nem sempre é explícito, mas a gente pode sentar e conversar um pouco aqui no Atelier sobre o que realmente importa no mundo da moda.

Pensando nisso e em exercitar minha criatividade, já vivi uma Semana Menos Roupa, lembram? Agora vou fazer uma semana temática, que poderia ser menos roupa e mais tema, mas vai ser um exercício, para mim e para você, para que em 2012 não confundamos o que a gente quer comprar com o que o mundo quer que a gente compre.

O tema da semana é BlackBird e inspirado em looks total black.

Chique né?! Então, o nome da semana é o nome de uma das minhas músicas preferidas dos Beatles. Ouça uma versão fofinha aqui.

Dê significado as suas escolhas em 2012. ♥

3 thoughts on “Tema da semana ♥ Blackbird – Inspiração”

  1. Rita não tenho nenhuma formação em moda e muito menos estudos que não sejam uma revista ou um blog e tals…mas de uns tempos para cá tenho repugnado um pouco como a coisa tá andando. Os blogs eram de moda porque as meninas resolveram mostrar o que usavam e isso inspirava outras. Mas daí chegaram as publicidades, os publipost, os merchans, o jabá…tá tudo igual, tudo muito comprado e pouco criativo. Admiro demais atitudes como a sua e toda sua criação, antes fazer moda com roupa atemporal do que seguir a moda com idéias massificadas….Ufa, pronto falei!!!

    http://estilodavez.blogspot.com/2012/01/publipost-o-jaba-que-esta-cansando.html

  2. Gostei da ideia de uma semana usando looks pretos. Se você tiver aceitando sugestões eu gostaria de ver uma semana na qual vc usaria looks brancos. Amo branco, mas tenho dificuldade em montar um look inteiro branco sem parecer que eu trabalho com saúde. Até porque não sou da área de saúde. Mas fico na dúvida quais acessórios usar pra “quebrar” o branco e ficar chique, rs!

    beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.